Construção do Açude da CAN

AÇUDE DA CAN

Siga nossas redes sociais

Compartilhe nossa história!

O desativado Açude da CAN teve como objtivo inicial “dar serviço” aos flagelados da seca de 1952. A mesma vinha se arrastando desde 1950. O Governo Federal criou a Comissão de Auxílio ao Nordeste (CAN). Trata-se de um programa de socorro com abrangência em todo o Nordeste, cujo objetivo era mitigar a fome das vítimas dos seguidos anos de seca.

Após a construção em local ermo, muitas pessoas passaram a morar nas suas imediações por conta da facilidade de água. Pois, naqueles idos, não havia água encanada. O crescimento exponecial de Canindé que expandiu-se para todos lados fez com que o açude, hoje, ficasse pratricamente no centro da cidade.

Construção do açude da CAN colorizado

Suas águas hoje não tem mais serventia, mas a bacia seca tem uma importância de grande relevância. Virou um “piscinão” nos moldes que Maluf gastando milhões e milhões construiu em São Paulo para conter enxurradas. Já o nosso “piscinão” praticamente não teve custo.

Leia Mais  Sobrado dos Magalhães - atual Biblioteca Cruz Filho

IDEALIZADOR DO AÇUDE DA CAN

Idealizado pelo “maluco beleza”, o inteligentíssimo e pragmático Uiaretê de Oliveira Paiva (hoje falecido). Com meia dúzia de homens, incluindo um pedreiro, trabalhou por quase 24 horas de maneira ininterrupta. Cortou a parede do açude e criou uma estrutura de concreto que solta as água represasdas através de um canoo de 300mm. Se houver uma chuva torrencial, ao inves dá água ir direto para o centro, provocando inundação, a barragem retém as águas. Dessa forma, por dias à fio fica soltando, escoando toda a água de maneira imperceptível pela população.

Certa feita li um artigo escrito por um camarada, cujo nome nem lembro, sobre o Açude da CAN, dizendo que ele foi construído pelo Correio Aéreo Nacional, logo o nome de CAN, nada mais mais fantasioso. Porém, enfim, papel aceita toda asneira que se escreve.

Leia Mais  ENTERRO EM REDE

As fotos aqui contidas, da lavra de Chico Karam, pode ser que eu mesmo já tenha usado atribuindo à construção do Açude São Mateus, o que é um erro. Este (Açude São Mateus) inicia sua construção pouco tempo depois da conclusão do Açude da CAN. Entretanto, já fora do período de seca e por ser imensamente maior, foi construído por tratores.

Construção do açude da CANN colorizado II

2 comentários em “AÇUDE DA CAN”

  1. Danilda Gomes

    Descobri a verdadeira origem do nome do meu bairro, CAN. Através do auxílio federal, criou o açude e o tão famoso bairro da Can. Show! 👏👏👏👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *