Antiga fábrica de algodão

Antigo Prédio da Fábrica de Algodão Monte Negro

Siga nossas redes sociais

Compartilhe nossa história!

Antigo prédio da fábrica de algodão Monte Negro dará espaço a novo empreendimento na cidade de Canindé. Começou a ser demolido o antigo prédio da fábrica de Algodão Montenegro S/A Indústria E Comércio fios têxteis na rua João Pinto Damasceno, 87 – Centro – Canindé-Ce.

Antiga fábrica de algodão

Depois de ficar por mais de 40 anos fechado, a previsão é que em breve tenha inicio a construção de um novo empreendimento, um grande e moderno supermercado Feirão do Lar. Esperamos que esse novo empreendimento possa realmente promover uma ajuda econômica para a nossa cidade, gerando empregos e gerando atratividade, um entretenimento para a população local.

Este prédio foi uma fábrica têxtil, fundada na década de 50 pela família Monte Negro. Teve uma grande importância durante o período em que o cultivo do algodão foi bastante relevante para a economia da região do sertão de Canindé. Para nós que fazemos parte do projeto Memórias de Canindé, é uma grande recordação do passado de nossa cidade, e o que está indo embora vai ficar na saudade.

Leia Mais  SETEMBRO AMARELO - Suicídio em Canindé

No passado o algodão foi considerado o “Ouro Branco” do Ceará, movimentou a economia no interior cearense, gerando milhares de empregos e renda no campo. Nesta época, Canindé deu um grande salto de desenvolvimento devido à conoticultura, quando chegou a ser uma grande produtora do “ouro branco” da região, chegando a ter duas fábricas de descaroçar algodão: a antiga fábrica Monte Negro e L Fernandes que foi adquirida posteriormente pela Cooperativa Agropecuária de Canindé LTDA. As duas fábricas de descaroçar algodão trabalhavam a todo vapor produzindo milhares de toneladas de fardos de plumas com fibras de alta qualidade que eram comercializadas para o Sul do Brasil, transportadas em grandes carretas para fabricação de tecido. A situação se agravou com a devastação de várias plantações por um inseto chamado bicudo-do-algodoeiro, na década de 1980.

Leia Mais  FRANCISCO FLÁVIO FERREIRA LIMA

Acesse nossa loja virtual para conhecer as ofertas de nossas lojas virtuais parceiras>>>https://memoriasdecaninde.com.br/loja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *