Esta exposição tem como principal objetivo compartilhar com você um pouco da cultura popular tradicional nordestina, que é uma mistura de diversos povos e etnias originadas desde o início do povoamento da região nordeste: a figura do Vaqueiro!
Em nosso país, não há uma cultura homogênea, e sim uma miscelânea de distintas tendências culturais que compõem juntas a nossa tão rica e diversificada cultura. Nesse contexto, nasceu a Exposição Fotográfica Vaqueiros de Canindé: O aboio da Vida para juntos apreciarmos um pouco da cultura do vaqueiro no município de Canindé.
Essa exposição faz referência ao vaqueiro e à vaqueira nordestino(a) canindeense, pessoa valente e audaz, desbravando a caatinga em busca de gado, pois em nosso município ainda é muito vivo esse costume nas áreas rurais.Convido-te a apreciar e assim compreender a atividade do vaqueiro por meio das artes visuais. Atividade essa que exige habilidade tanto no cavalgar, quanto no ato de laçar a rês estando sobre um cavalo e derrubá-la. A cultura do vaqueiro é um exercício quase ancestral de embate entre homem e natureza e merece nosso apreço, admiração e respeito. Seja bem-vindo!
Este projeto é apoiado pela Prefeitura municipal de Canindé, através da Fundação de Cultura, Esporte e Patrimônio, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 – Lei Aldir Blanc.
Produção: Simone Barroso
Imagens: banco de imagens empresa Multicores, arquivos pessoais da Vaqueira Canindeense Mestre Dina Martins.