Avião de frente da Basílica

UM AVIÃO DE FRENTE DA BASÍLICA

Siga nossas redes sociais

Compartilhe nossa história!

O Dia em que um Avião ficou em exposição em frente a Basílica de São Francisco, ao lado da Biblioteca Cruz filho e virou atração na cidade de Canindé.

Curiosidade: o primeiro campo de aviação da cidade de Canindé foi inaugurado no dia 29 de julho do ano de 1946, na Fazenda Souza, de propriedade do Ex Prefeito Nemésio Barbosa Cordeiro. Nesse dia nosso município completou o 1º Centenário de emancipação política, tendo como prefeito Dr. José Bastos Mancambira. Após alguns anos de seu funcionamento, por volta dos anos 50, um avião saiu da pista de pouso e caiu em um barranco, felizmente ninguém saiu ferido. Foi acionado outro avião para o resgate do piloto e coincidentemente este também apresentou problemas quando pousou. Felizmente ninguém saiu ferido. Nesse dia ocorreu grande movimentação na cidade e as autoridades resolveram transportar um dos aviões para ficar exposto em frente à Basílica de São Francisco, para posteriormente ser transportado a Fortaleza. A novidade atraiu centenas de curiosos para conhecer de perto o famoso Avião.

Leia Mais  SÍTIO JATOBÁ NO SERTÃO DE CANINDÉ

Enviamos as fotos aos ilustres Canindeenses, Paulo Monteiro e Pedro Magalhães Uchôa, especialistas na área de aviação, e ao pesquisarem sobre as aeronaves eles informaram que trata-se de um T6 (o velho e honrado T meia) de fabricação americana bastante usado na 2ª Guerra Mundial. O North-American T-6 é um avião monomotor, de trem de aterragem convencional, retrátil, com roda de cauda, destinado à instrução e ao treino de pilotos, e também utilizado em combate em diversos cenários como a Segunda Guerra Mundial. Era o avião de instrução inicial nos EUA dos ases brasileiros que lutaram na Itália, grupo Senta Pua!

Na era de 50 era o avião de instrução dos Cadetes da FAB no Campo dos AFONSOS- RJ. Por muitos anos a famosa Esquadrilha da Fumaça operou com essas máquinas sob o comando do Coronel Braga (já falecido ). Era o terror dos Cadetes e muitos eram reprovados.

Leia Mais  ENTERRO EM REDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *