Neste ano de 2023 completou 100 anos da chegada da Ordem dos Franciscanos Menores em Canindé, da Província de Santo Antônio. Marca também igual período da saída dos frades Capuchinhos, que naquele ano foram assumir a direção da Prelazia de São Jose de Grajaú, no Maranhão.
O novo vigário nomeado era Frei Lucas Vonnegut, que aparece na foto acima, quando assumiu a paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé. A foto abaixo, também é dele, anos depois na paróquia de Nossa Senhora das Dores em Fortaleza (Otávio Bonfim).
.
Sua posse em Canindé, oficialmente, se deu no dia 7 de abril de 1923 (domingo de páscoa). Todavia, ele já se encontrava em Canindé há mais de um mês com os remanescentes capuchinhos lombardos. Frei Mathias fez inúmeras visitas aos paroquianos, apresentando o novo vigário e pedindo que todos o ajudassem na nova empreitada.
Depois da posse, os paroquianos acompanharam o novo vigário em caminhada até a Casa de São Francisco. Onde houve uma magnifica saudação feita pelo ilustre Augusto Cordeiro da Rocha em nome da família e do povo de Canindé.
Foi um vigário muito dinâmico, escrevi várias páginas sobre a atuação dele logo nos primeiros anos de sua gestão. Época que promoveu inúmeras reformas e manutenção em todo patrimônio de São Francisco.
Este episódio está no nosso novo livro: “Viagem Pela História de Canindé.