O Museu Regional São Francisco foi criado em 1972 pelo então vigário, Frei Lucas Dolle. Inicialmente, o nosso querido e eterno vigário instalou um modesto museu para expor os objetos que os devotos deixavam na cidade. O pequeno museu funcionou na casa que servia de maternidade na Praça Cruz Saldanha, onde hoje é o Centro de Catequese.
Em 03 de agosto de 1973 o novo museu (localizado na praça de Assis) foi inaugurado, contendo cerca de 3.000 peças. Passando por reformes em julho de 1985, por conseguinte, o museu ganhou ampliação, e a história de São Francisco ganha destaque na arte nordestina.
O Museu Regional São Francisco, ou Museu de Canindé, atualmente possui mais de cinco mil peças. O local conta com um importante acervo que está aberto à visitação diariamente. As peças mais importantes são: o primeiro cofre da Basílica, uma motocicleta alemã, modelo 1938, que serviu a Frei Policarpo; vários sinos, inclusive os da primeira Igreja de Canindé; pias batismais e diversas imagens sacras antigas, e objetos que contam a história da devoção. Como reza a tradição, os romeiros trazem as mais exóticas peças de expressivo valor histórico, cultural e religioso.
O museólogo Everaldo Germano reordenou, na segunda reforma, os espaços do Museu de Canindé que foram reinaugurados em 22 de janeiro de 2008, na administração do pároco Fr. João Amilton. Por ano quase 100 mil pessoas visitam o museu de segunda a sábado das 07h às 11h e de 13h ás 17h, e aos domingos de 08h às 12h.
Fonte – Jornal o Santuário de São Francisco.
Oportunidade de renda extra! É só clicar no banner para se inscrever! Para você que deseja ter uma renda extra, pra você trabalhar por conta própria!