Foto de Aristides Rabelo

Aristides Rabelo

Siga nossas redes sociais

Compartilhe nossa história!

Aristides Rabelo marcou a História de Canindé, e como homenagem, uma rua recebe seu nome. Vamos relembrar um pouco do nosso passado, precisamente da origem dos nome de uma rua de Canindé. Você vai conhecer um pouco da história de vida de pessoas que dão nomes às ruas, avenidas e praças de nossa cidade.

Aristides Rabelo Cruz nasceu em Canindé, no dia 29 de junho do ano de 1870, filho do major José Rabelo Cordeiro da Cruz e de D. Isabel Cordeiro da Cruz Rabelo. Casou-se em 24 de fevereiro de 1900, com Zózima Cândida Góes Rabelo, filha de José Salustino de Góes e de Cândida Almeida Góes.

Leia Mais  Josias Gondin

Aristides Rabelo foi importante chefe político, procurador do Conselho de Intendência Municipal da Vila Canindé em 1892, recebeu patente de capitão da terceira companhia do 65º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional. O mesmo também escrevia artigos para os jornais da capital durante a terrível seca de 1915. Cujo ano se transformou em livro de autoria de Raquel de Queiroz.

Em pleno mês de de agosto, já perfazia a enorme soma de 15.389 pobres flagelados socorridos pela Casa de São Francisco e pela generosidade do Cap. Aristides Rabelo que ajudava-os distribuindo alimentos, além de recursos públicos que conseguia arranjar, aplicando-os em serviços de calçamento em diversas ruas da cidade de Canindé.

Leia Mais  Josias Gondin

A ele devemos os primeiros calçamentos feitos em pedras toscas de Canindé.

As fotos antigas registram uma movimentação de trabalhadores famintos na seca de 1915, em frente a residência de Aristides Rabelo. O local das imagens é ao lado da Praça da Basílica.

Projeto Memórias de Canindé Júlio Cézar Alemão e Jonas Ferreira ⌛

Fonte – Cronologia Canindeense de Hélio Pinto Vieira

Fotos – Revista Careta 28 de Agosto do ano de 1915

Colaboração que nos enviou imagem Raimundo Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *