Símbolo maçom

O SIGNIFICADO DO SÍMBOLO MAÇOM NA ENTRADA DA CIDADE

Siga nossas redes sociais

Compartilhe nossa história!

Na entrada de nossa cidade existe um símbolo. Vamos conhecer o significado do símbolo maçom na entrada da cidade: é o esquadro e o compasso. O esquadro representa o percurso correto que os membros da corporação devem seguir em busca da moralidade e do civismo.

O compasso, por sua vez, é o instrumento utilizado por Deus para desenhar os seus planos. Ou seja, é um símbolo cuja referência é Deus, e através de Seus planos que devemos caminhar. Uma clara alusão de que o homem é a união do Céu e da terra, porém, desde que o homem tenha o Céu (valores) como guia, a vida será mais feliz, mais tranquila e próspera.

Aquele que é guiado pelos valores do mundo, logo será escravo do mundo. Serve também como referência e um lembrete: você está no mundo, mas não pertence ao mundo. A conhecida imagem do esquadro com o compasso é o emblema do Grão-Mestre. Ela contém uma letra G no seu centro, cujo sentido remete a Deus ( God, em inglês) ou, ainda, à Geometria.

Observando a literatura filosófica, religiosa e fantástica, também observamos símbolos cujos significados representam a libertação espiritual do homem frente à escravidão do mundo.

Literatura Filosófica

Por exemplo: no mito da Caverna de Platão. Aqueles que ficaram presos à caverna são os escravos do mundo, daí aquele que se libertou, conheceu a verdade espiritual. Pois aquilo que julgamos ser o verdadeiro, é nossa ilusão. E o mundo não é somente aquilo que julgamos ver. Daí, aquele que se libertou, que percebeu que seu mundo (caverna) era ilusão, pensa em retornar para falar a seus companheiros a mentira que eles estavam acreditando. No entando, se o mesmo retorna, seus companheiros o chamariam de louco e até o perseguiriam.

Leia Mais  Oração de São Francisco de Assis

Literatura Religiosa

Então, na escrita religiosa, encontramos algo semelhante. Quando Moisés liberta o povo do Egito, muitos começam a sentir falta da comida do Egito. Embora fossem escravos, eles tinham muitas opções de comida. Ou seja, muitos não se importavam em ser escravos, desde que tivessem comida. A libertação espiritual é algo muito pessoal, exige acima de tudo, transformação. É por isso que Jesus disse: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20).

Literatura Fantástica

Observando a literatura fantástica, encontramos outro exemplo de libertação espiritual. Vejamos o conto infantil “Rapunzel”. Pois bem, seus pais a entregam a uma feiticeira em troca de rabanetes. A feiticeira a aprisiona numa torre onde ninguém tem acesso, a não ser através dos cabelos de Rapunzel. A feiticeira e a torre representam o mundo e Rapunzel sua escrava. Então, num belo dia, surge um príncipe que ouvindo a voz de Rapunzel, se interessa por ela. Logo, o princípe pede para entrar na torre. Daí Rapunzel joga os seus cabelos, o principe sobe à torre e a liberta de seu cativeiro (mundo). O bem, assim como o mal, para se manifestar, precisa de nossa ajuda. Logo, a Rapunzel somos nós, cativos do mundo, e Jesus é nosso príncipe nos chamando. Ele só vai entrar depois que abrirmos nossas portas. E assim, seremos felizes para sempre.

Leia Mais  Nova edição do livro: Viagem pela História de Canindé

Para concluir, o significado do símbolo maçom na entrada da cidade, é o símbolo daquele(a) que caminha seguindo os planos de Deus. Aquele(a) que procura seguir os valores do Céu. Aquele(a) que não se assusta com a caverna do mundo, pois conhece a verdade espiritual, a chave da libertação de nosso sofrimento.

Fonte: dicionariodesimbolos.com.br/simbolos-maconaria

Clique na foto abaixo para conhecer as ofertas de nosso parceiro anunciante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *