Há 16 anos morria Ednaldo Evangelista da Cunha, vulgo “Mel”. Ele juntamente com Zaqueu Rodrigues de Sousa, vulgo “Kel”, espalharam medo e morte por onde passaram. Mel e Kel formavam desse modo, a dupla do terror de Canindé e outras cidades. Era grande o medo de sair de casa à noite, pois havia uma grande paranoia em torno do bandido. Todo mundo falava: cuidado com o Mel!
O criminoso mais procurado pelas autoridades policiais do Ceará, Ednaldo Evangelista da Cunha, conhecido como ‘Mel', teve sua trajetória de crimes interrompida em um tiroteio com a polícia. Logo após uma intensa busca que durou aproximadamente 450 dias, o fugitivo finalmente cumpriu sua promessa de não se entregar vivo às autoridades. Ao passo que durante muito tempo, os jornais impressos e televisivos só falavam o mesmo assunto: Mel.
O desfecho ocorreu próximo à residência do pai de ‘Mel', no Açude do Souza, no dia 28/03/2007. Com um tiro fatal na cabeça, dando fim, assim, ao assassino de policiais. O fascínora chegou a matar, infelizmente, três PMs e um inspetor da Polícia Civil. Além disso, também era assaltante, tendo feito várias vítimas ao longo de sua fuga desesperada da Polícia. Atacou ônibus, roubou carros, invadiu um posto da Polícia Rodoviária. Também matou um aposentado, um caminhoneiro e um mecânico. No momento de sua morte, o mesmo portava uma pistola Glock, de fabricação austríca, que roubou de um delegado da Polícia Federal.
Responsável pela captura
Policiais do 4º BPM (Canindé), com o comando do tenente-coronel Carlos Alberto Loyola realiza a captura do criminoso. A equipe cercou o assaltante logo depois de montar uma emboscada no local desde às 15 horas. O coronel informa que a Inteligência da Polícia descobriu que ele estava aqui em Canindé desde o último domingo. Ele se escondia na mata, porém, todas as noites vinha à casa do pai em busca de comida”, declarou o PM.
De acordo com o Coronel Loyola, ele e sua equipe ficaram de vigias. Ele foi tomar banho no açude e, quando voltava para casa, cercamos e identificamos como sendo a Polícia. Nesse momento, ele sacou sua pistola e abriu fogo. Nós revidamos e o atingimos”. Peritos confirmaram que ‘Mel' foi atingido por três tiros, sendo um na perna, outro na coluna e o terceiro na cabeça.
O bandido morre por volta das 19 horas, e a notícia se espalhou rapidamente, atraindo uma multidão da cidade de Canindé até a Fazenda Ipiranga. O delegado-regional de Canindé, Marcos Sandro Nazaré, solicitou a presença da perícia e ordenou que levassem o corpo para o necrotério do hospital público da cidade. Entretanto, há havia uma grande multidão aguardando a chegada do corpo. Nessa noite e nos dias seguintes era só uma conversa na cidade: Mel. A equipe médica realizou a necrópsia do corpo na manhã de quinta-feira e, em seguida, liberou para sepultamento
Os comparsas
´Mel´ seguia foragido desde dezembro de 2005, quando o resgataram de uma delegacia, em Maracanaú. Depois disso, inicia sua fuga insana com Kel e Chico da Nadir. Este morre no dia 12/03/2007, com apenas 25 anos de idade, em um tiroteio na localidade de Gameleiras, Horizonte. Zaqueu de Sousa, o ´Kel´ continua vivo, e até em 2017, continuava praticando crimes. Atualmente, não sei como se encontra. Mel e Kel, a dupla do terror: infelizmente entraram para a história de Canindé da pior forma possível.
Absolvição de PMs
Os PMs responsáveis pela morte do bandido Mel, responderam a processo até março de 2010. A promotora Sandra Pinheiro acusou-os da morte do bandido no processo nº 1380-07.8.06.005/0. Todavia, os militares foram inocentados pela Justiça. São eles: o tenente-coronel Carlos Alberto Loiola Lopes, ex-comandante do 4º BPM; o subtenente Luciano Parente de Moraes; o cabo José Gomes de Oliveira; e o soldado Luís Sidney Cunha Araújo
Reportagem do programa Barra Pesada
Pedro Paulo Paulino escreveu um cordel sobre o Mel. Confira aqui!
Uma matéria recente sobre Mel e Kel no Youtube
Fontes: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/seguranca/bandido-mel-morre-em-tiroteio-com-a-pm-1.576748 / https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/seguranca/bandido-morre-apos-praticar-serie-de-crimes-1.531019 / https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/seguranca/fugitivo-ficou-sozinho-com-os-dias-contados-1.576774 / Foto destaque: https://vilacamposonline.blogspot.com/2011/06/no-dia-seguinte-ao-da-morte-do.html