Fazenda São Paulo

FAZENDA SÃO PAULO DOS PADRES

Siga nossas redes sociais

Compartilhe nossa história!

O tempo passa, as pessoas mudam, os momentos também, mas as lembranças permanecem!

A grande Fazenda São Paulo dos Padres tinha a composição de 6 localidades: Fazenda São Paulo dos Padres, Lagoinha, Sitio, Jandaira, Vazante Grande e Pitombeira. As grandes fazendas eram verdadeiras comunidades com casas, mercearias, capelas, eiras, silos, casas de farinha, engenhos… O sertão é do tamanho do mundo, o sertão está em toda parte dizia Guimarães Rosa.

Antigamente tudo para manutenção do convento Santo Antônio dos frades franciscanos era abastecido da produção das fazendas Salgado dos Padres e Fazenda São Paulo dos Padres: carne, leite, peixe, ovos, feijão, farinha, frutas, verduras e até a lenha para os antigos fogões das cozinhas do Convento e dos dois Abrigos dos Romeiros. Nesse período existia o gerente da Fazenda para administrá-la, podemos citar alguns gerentes da época: Sr. Oswaldo, Manoel Torquato, Maninho, Juarez Coutinho dentre outros.

A Fazenda pertencia ao patrimônio da Casa de São Francisco, administrada primeiramente pelos frades capuchinhos italianos: Frei Matias de Ponterânica, rvd. Frei Silvério de Milão, Frei Cyrilo de Bergano, e deram continuidade os Frades Franciscanos Frei Luciano . Frei Angelino Frei Benjamim, Frei Moisés, Frei Diogo, Frei Teodoro. Frei Lucas Dolles e sucessivos franciscanos até a Fazenda ser desapropriada pelo INCRA. Segundo informações, tiveram prioridades a posse destas terras os antigos moradores desta Fazenda.

Leia Mais  O PROGRESSO QUE AGREGA PROGRESSO

Uma das boas lembranças é de quando alunos do Colégio São Francisco, internos do Convento, acólitos, meninos da Cruzada participavam do catecismo, passavam as férias de julho e final de ano nesta bela Fazenda. Muita alegria, divertimentos, jogo de futebol, brincadeiras, competições como corrida de saco, baleou, sorteio de presentes, a quebra do pote e gostosos banhos de açude, e na tradicional piscina rodeada de mangueiras!

O casarão da Fazenda ficava no alto, ao lado da capela ficavam hospedadas de um lado as meninas e separados do outro lado os meninos. Tudo com a supervisão dos frades franciscanos. O açude da fazenda foi construído na administração dos frades capuchinhos italianos, no ano de 1919 , tendo sua capacidade de 1.353.600m3. Já a capela da Fazenda São Paulo foi construída no ano de 1921.

A gestão do frade capuchinho rvd. Frei Silvério de Milão, a frente da Paróquia, auxiliado pelo rvd. Frei Cyrilo de Bergano, foi de grande proveito espiritual. Se encarregou de curar as capelas da zona rural do município, prestando relevantes serviços. A sua administração na Casa São Francisco, foi pautado por atenta economia, fazendo alguns melhoramentos úteis na Fazenda São Paulo dos Padres, entre os quais no ano de 1919 se destacou a construção do açude São Paulo, cuja capacidade é de 1.353.600m3. O valor dos gastos foi cerca de 80.000$000, cobrindo metade das despesas o cofre de São Francisco e a outra metade, os cofres públicos.

Leia Mais  Cruz Saldanha

O rvd. Frei Silvério de Milão teve como sucessor o rvd, Frei Mathias de Ponteronica ,que pela segunda vez, assumiu a direção da Paróquia de São Francisco, em junho de 1921. A nova administração de Frei Mathias, tal como na primeira fase, foi dedicada a sucessivas melhorias em favor de Canindé. No intuito de melhorar as propriedades do patrimônio de São Francisco, mandou construir na fazenda São Paulo dos Padres, uma casa de tijolos e ao lado uma capela sob a invocação desse Santo Apostolo, servindo assim às necessidades religiosas dos seus moradores e habitantes vizinhos da Fazenda Santa Rosa.

Fazenda São Paulo dos Padres
Açúde da Fazenda São Paulo

Fotos – Acervo da Paróquia de São Francisco.Fonte – FREI VENÂNCIO WILLEKE, OFM,Do Instituto Histórico e Geográfico BrasileiroSÃO FRANCISCO DAS CHAGASDE CANINDÉ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes: