Em breve estarei publicando O livro “Memórias de Canindé” Nossas ruas, Avenidas e Prédios Públicos estão repletos de fatos e personagens que ajudaram a construir a história de Canindé. Vamos conhecer as figuras importantes que são homenageadas com a denominação das ruas, avenidas e prédios públicos de nossa cidade. NEMÉSIO BARBOSA CORDEIRO nasceu em Canindé, no dia 10 de janeiro de 1881, filho do Cel. FRANCISCO BARBOSA DE MAGALHÃES e de D. INÁCIA MARIA CORDEIRO. Casou-se com D. Francisca Pinto Cordeiro (Seny), no dia 14.02.1914. Ela, filha do Cel. João Pinto Damasceno e de D. Joaquim Cordeiro da Cruz Pinto. Era Fazendeiro agropecuarista e político dos mais atuantes. Antes do Advento da República, Canindé era governado por Intendentes Municipais.
Através da lei n. 190 de 05 de agosto de 1914 a antiga denominação de Intendente, foi substituída por Prefeito. Nesta época era Intendente de Canindé o Sr. Antonio Alves Monteiro Filho (Sitônio Monteiro), passando o cargo que ocupava a ter designação de Prefeito.
NEMÉSIO CORDEIRO foi o segundo Prefeito nomeado em 12 de dezembro de 1916, prestando compromisso e assumindo o cargo a 21.12.1916. De 1925 a 26, rebaixou as calçadas e abriu a Rua de Baixo (atual João Pinto Damasceno), desapropriando várias casas para o devido alinhamento da rua, reformou a praça ao lado da Matriz e do velho prédio da Prefeitura.
Némesio Cordeiro permaneceu no posto até o ano de 1928, sendo substituído pelo seu sucessor Dr. Milton Magalhães Monteiro, eleito pelo voto popular e sendo deposto pela revolução de 1930, no dia 10 de outubro. Por ser revolucionário, assumiu em seu lugar, o Sr José Pinto Damasceno. No dia 01 de Novembro de 1930 foi nomeado Prefeito, novamente, o Sr, Nemésio Cordeiro, administrando o Município até 1934. Canindé deve muito do seu progresso a esse dinâmico Prefeito. Faleceu no dia 10 de abril de 1967. Fonte – Cronologia Canindeense Hélio Pinto Vieira.
Na Foto: Francisca Sini Pinto Cordeiro filha do Coronel João Pinto Damasceno, casada com Nemésio Barbosa Cordeiro de Magalhães.
Autor: Júlio Cézar
1 comentário em “FILHA DO CORONEL JOÃO PINTO”
Muito importante o resgate de nossa história, me sinto feliz em conhecer minhas origens. Sou neta de Simão Barbosa Cordeiro de Magalhães são vários na família com esse mesmo nome. Nosso primo historiador, Augusto César, tem prestado serviço de valor inestimável no sentido de se dedicar as pesquisas e agregar registros à nossa história.