Construção do açude São Mateus

CONSTRUÇÃO DO AÇUDE SÃO MATEUS

Siga nossas redes sociais

Compartilhe nossa história!

A construção ddo açude São Mateus teve início no ano de 1954 e conclusão em 1957. No dia 04 de outubro de 1957 foi inaugurado o Açude Público “ SÃO MATEUS “ com capacidade para 11 milhões de metros cúbicos, medindo a parede 750 metros, com uma altura máxima de 16 metros, construído pelo DNOCS.

Os recursos para construção deste importante açude foi adquirido através da luta incansável do ex deputado federal Euclides Wilcar de Paula Pessoa, atrvés do Decreto nº 39.915, de 5 de Setembro de 1956, Rio de Janeiro, em 5 de setembro de 1956; 135º da Independência e 38º da república, presidente Juscelino Kubitschek..

Leia Mais  ONTEM E HOJE

A antiga caixa d’água, localizada ao lado da parede do açude São Mateus, foi construída por volta do ano de 1954, período do inicio da construção do açude. Na época foi cavado um poço amazonas no leito do rio Canindé, cujo bombeamento era feito através de um moto-bomba da água para essa caixa d’água que posteriormente era utilizada para molhar a terra e o barro na construção da parede e fazer uma perfeita compactação.

O compactador era de concreto com eixo e armação de ferro sendo puxado por um trator. O referido compactador se encontra exposto no interior do acampamento do DNOCS em Canindé próximo da parede do açude São Mateus.

Leia Mais  ENTERRO EM REDE

Fonte – Cronologia Canindeense Hélio Pinto Vieira e Viagem pela História de Canindé de Augusto César Magalhães.

1 comentário em “CONSTRUÇÃO DO AÇUDE SÃO MATEUS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *